Sindicato lamenta morte de bancária do Itaú, em Poá, durante tentativa de assalto
A diretoria do Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região lamenta profundamente a morte de uma bancária do Itaú durante o exercício de sua profissão, na cidade de Poá, na grande São Paulo.
A profissional foi baleada durante uma tentativa de assalto à agência onde trabalhava, localizada na avenida Nove de Junho, no Centro da cidade.
Neste momento de profunda dor, o Sindicato solidariza-se com amigos, familiares e também com o Sindicato d@s Bancári@s de Mogi das Cruzes e Região, que representa a cidade de Poá.
Segurança – A segurança bancária é um tema de grande importância para a categoria e Sindicatos de todo o país têm lutado para evitar a retirada de itens de segurança de agências, a exemplo da luta travada pelo Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em 2019, na tentativa de barrar a aprovação do Projeto de Lei 116/2019 ao apresentar estatísticas e os riscos que funcionári@s corriam com a retirada das portas detectoras de metal, mas vereadores da cidade cederam a pressão dos banqueiros e optaram por sua aprovação.
Em Guarulhos também há Projeto de Lei de autoria do Executivo para que haja flexibilização da segurança nas agências da cidade. O PL 3.305/2022, de autoria do prefeito Guti, desobriga que agências da cidade tenham portas de segurança giratória ou automatizadas para acesso. A proposta é um retrocesso no que diz respeito à segurança de clientes, bancári@s, vigilantes e vai contra à lei 7.720/2019, de autoria de José Luiz, responsável por proporcionar maior segurança para as pessoas que circulam pelas agências diariamente.
Wanderley Ramazzini, presidente do Sindicato, entregou um manifesto contrário à proposta em abril deste ano e agora, ao lado dos diretores e diretoras da entidade, pressiona para que o PL não seja aprovado na cidade.