#SeligaSantander: Sindicato participa de Dia Nacional de Lutas contra políticas do banco espanhol
A manhã de terça-feira, 6, foi de mobilização em defesa dos bancários, bancárias e clientes do Santander. Em parceria com Sindicatos de todo o país, a diretoria do Seeb Guarulhos foi às ruas em Dia Nacional de Luta contra as políticas abusivas do banco espanhol em terras brasileiras com foco no fechamento de agências físicas, redução de postos de trabalho ocorridas recentemente, além da demanda por melhores condições de segurança nas unidades.
Apenas em 2022, o conglomerado espanhol encerrou as atividades em 286 agências e 118 postos de atendimento em todo o país, provocando filas e aumentando o tempo de espera em uma tentativa de “empurrar” os clientes para os meios eletrônicos de atendimento.
Durante a atividade realizada em frente a agência do Santander na avenida Capitão Gabriel, no Centro de Guarulhos, diretores e diretoras entregaram material informativo, conversaram com usuários na tentativa de conscientizá-los sobre os desmontes promovidos para lucrar em cima da precarização no atendimento e recolheram assinaturas para um abaixo-assinado em apoio a luta e reivindicações da categoria.
“Os clientes estão nos apoiando e manifestando seu desgosto com as atitudes do Santander. Nossos protestos continuarão, não aceitaremos que um banco estrangeiro venha lucrar absurdamente em nosso país prestando um péssimo atendimento e adoecendo bancári@s”, pontuou Jessé Costa, diretor do Sindicato e bancário do banco espanhol.
Além do fechamento de agências, o Santander também está controlando de forma significativa o número de bancários nas unidades que ainda estão em funcionamento.
Nas redes sociais – A manifestação também aconteceu nas redes sociais, com um tuitaço que levou a #SeLigaSantander figurar entre os assuntos mais comentados do dia no Brasil, com mais de 13 mil citações.