Novembro Azul: homens devem priorizar prevenção ao câncer de próstata
O perigo pode ser silencioso e fatal! Homens não costumam cuidar preventivamente da saúde, um estudo realizado pela revista Saúde aponta que 40% da amostra masculina até 39 anos só vai ao médico ao sentir-se mal e o percentual cai a 20% quando o público ultrapassa os 40 anos de idade e os motivos, por mais diversos que sejam, apontam para a mesma raiz: a sensação de vulnerabilidade.
Mas quando o assunto é saúde essa negligência com o próprio corpo pode custar caro, principalmente se abordarmos os perigos que um câncer de próstata pode causar quando diagnosticado tardiamente. Esse tipo de tumor costuma crescer lentamente e seguir assintomático por anos, por esse motivo o rastreamento precoce é de extrema importância.
O mês de novembro é o escolhido mundialmente para incentivar que os homens tenham um olhar mais cuidadoso sobre a própria saúde e que não deixem de realizar seus exames preventivos por preconceito, sensação de vulnerabilidade, falta de informação e também de tempo, a prevenção deve ser priorizada.
O tumor que se aloja na próstata localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis e, quando rastreado precocemente com o exame de sangue ou durante o toque retal, as chances de cura chegam a 90%.
Esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos no Brasil com cerca de 66 mil novos casos todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Excesso de peso e idade são fatores que devem ser levados em consideração.
Dados do Ministério da Saúde obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelam que, em 2021, 16.055 homens morreram devido à doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.
Priorize sua saúde, tome a iniciativa e mude o comportamento negligente de deixar a saúde de lado por medo, além disso, incentive os amigos e familiares a optarem pela prevenção.