Caixa Econômica FederalDESTAQUE

Fenae e Contraf/CUT cobram solução para o equacionamento da Funcef

Atuantes na defesa dos direitos dos participantes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) se reuniram com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) nesta segunda-feira (11). O objetivo do encontro foi cobrar uma solução para minimizar os impactos nos benefícios dos participantes.

 

 

“Nós do movimento sindical, junto com a APCEF-SP, já falavamos sobre o contencioso judicial a um bom tempo. Desde 2016 alertávamos sobre essa questão que impacta gravemente em nossa Funcef, vale lembrar que desde 2014 a chapa “Controle e Resultado” dos auditores “independentes” foi eleita, e trabalhou muito em prol da CAIXA!!
Para nós, empregados e empregadas, foi total descontrole sem resultados. Por isso é importante que estejamos juntos e dialogando sempre, nossas questões são complexas e percorrem sempre uma trajetória longa no tempo! Esse diálogo é fundamental se quisermos preservar nosso futuro e nossos tesouros que são exatamente a Funcef e o Saúde CAIXA”, pontuou o secretário de Formação e bancário da Caixa, Roberto Leite. 

 

 

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Juvandia Moreira, reforçou a cobrança. “Estamos num momento oportuno e de reconstrução do país. Precisamos refazer o caminho para avançar na questão do equacionamento. O custo e o peso que isso traz para a renda do participante são muito grandes e precisamos encontrar urgentemente uma solução”.

 

 

A Funcef informou que está terminando um estudo para apresentar à patrocinadora e às entidades.

 

Contencioso – Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Fenae, e Fabiana Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), também participaram da reunião e questionaram a Funcef sobre o motivo de não cobrar da Caixa os valores devidos do contencioso. “É um montante que reduziria o déficit da Fundação. Precisamos conhecer o valor total já executado em sentenças condenatórias”, questionou o diretor da Fenae.

 

 

A Funcef informou que os departamentos jurídicos da Funcef e da Caixa têm se reunido para debater a questão. A Fundação quer que a Caixa inclua os valores referentes ao Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) no acordo feito em 2013.

 

 

Outra cobrança das entidades foi a revisão do Estatuto, que ainda está em estudo na Fundação. De acordo com a Funcef, a Fenae e outras entidades serão convidadas para conhecer os pontos de possível alteração em breve.

 

Fonte APCEF-SP 

loading