DESTAQUESantander

Em vitória histórica, Sindicato d@s Bancári@s ganha ação coletiva contra o Banespa, atual Santander

Após uma longa batalha judicial que estendeu-se por cerca de 25 anos, o Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e REGIÃO conquistou uma vitória significativa contra o antigo Banco do Estado de São Paulo, Banespa, atual Santander. A disputa, centrada na falta de pagamento ou pagamentos inadequados das gratificações semestrais de bancári@s que atuaram na instituição entre os anos de 1994 e 1997, alcançou um desfecho favorável para trabalhador@s das cidades de Ferraz de Vasconcelos e Mairiporã.

 

Agora, os beneficiários finalmente estão recebendo os valores determinados pelo juízo, colocando um fim a uma espera longa e repleta de incertezas. Essa não é apenas uma conquista da instituição, mas também um símbolo de resistência e perseverança da categoria. 

 

A saga teve início em 1999, quando o Sindicato decidiu enfrentar as irregularidades perpetradas pelo banco com o não pagamento, ou pagamentos inferiores, das gratificações. Desde então, a instituição, com o apoio d@s bancári@s, embarcou em uma jornada de confronto legal que o levou a diferentes instâncias judiciais, incluindo o Supremo Tribunal Federal, mas que retornou às respectivas Varas de Origem para ter início à fase de execução. 

 

Os beneficiários de Ferraz de Vasconcelos já receberam os valores liberados. Em relação à ação coletiva de Mairiporã, que tramita na 1ª Vara do Trabalho de Franco da Rocha, houve discordância na audiência conciliatória em execução, que restou infrutífera diante da apresentação de valores inferiores aos próprios cálculos apresentados pelo banco, levando o juiz Daniel Vieira Zaina a se manifestar “O réu, como Pessoa Jurídica, não tem qualquer impacto na sua existência pelo transcurso do tempo. Os autores, Pessoas Físicas, ao contrário, sendo desnecessária aqui quaisquer outras digressões”, completando que “Considerados os princípios constitucionais da duração razoável do processo e da dignidade humana, determino ao réu que proceda ao pagamento do quantum devido em até 48 horas, devendo juntar a respectiva planilha de atualização de cálculos. Inerte o réu, proceda-se com arresto via SISBAJUD.”

 

Todos os processos foram concluídos e o Sindicato aguarda, nesse momento, a liberação dos pagamentos para a base de Mairiporã.

 

 

“A vitória em Ferraz de Vasconcelos e Mairiporã é mais do que uma simples conquista financeira; é um lembrete poderoso do poder da união e da determinação coletiva. O Sindicato dos Bancários não apenas defendeu os direitos de seus associad@s, mas também estabeleceu um precedente importante para a justiça e equidade no local de trabalho”, ponderou o presidente do Sindicato, Wanderley Ramazzini.

 

Confira galeria de fotos

 

loading