Em reunião com Fenaban, Comando Nacional cobra mais proteção para a categoria
Realizada nesta segunda, 13, a reunião entre Fenaban e Comando Nacional dos Bancários teve o objetivo de traçar metas para atravessar a pandemia de Coronavírus no país e cobrar medidas de proteção para que a categoria possa enfrentar o período com segurança.
Entre as solicitações estão a disponibilização de equipamentos de proteção e higiene em todos os locais de atendimento, antecipação da vacinação contra a gripe, medidas que evitem a formação de filas e aglomerações nas agências bancárias e a não aplicação das Medidas Provisórias 927 e 936, editadas pelo governo federal e que permitem a redução salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do país.
No que diz respeito aos equipamentos de proteção, o movimento Sindical pede para que máscaras e álcool em gel sejam fornecidos aos bancários e bancárias que atuam na linha de frente. A Fenaban informou que todas as instituições bancárias compraram materiais para a proteção individual em quantidade suficiente.
Mas talvez a maior das preocupações fique por conta da lotação das agências bancárias, já que a liberação do auxílio emergencial provocou um boom na procura pelos serviços bancários e, consequentemente, aglomeração e filas quilométricas. A Fenaban se comprometeu a questionar os bancos novamente sobre esse tópico.
Valorização da negociação coletiva
O Comando Nacional dos Bancários cobrou da Fenaban o respeito e a valorização da mesa de negociação coletiva.
As medidas provisórias editadas pelo governo afrouxam as regras para o trabalho remoto, banco de horas, férias individuais e coletivas, redução de jornada e suspensão de contratos e possibilita que estes mecanismos sejam implementados sem negociação com os sindicatos.
Procure o Sindicato – Se a sua agência estiver desrespeitando alguma medida já acordada com a Fenaban, entre em contato com o diretor responsável pela sua instituição e denuncie, o Sindicato garante o sigilo.