#BancoParaTodos: Sindicato adere campanha nacional contra demissões e percorre agências de Guarulhos
A luta contra demissões e o fechamento de agências impulsionaram o lançamento da campanha #BancoParaTodos, organizada pela Confederação Nacional de Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e aderida por Sindicatos dos Bancários em todo o território brasileiro. Nesta quarta, 28, a diretoria do Sindicado dos Bancários de Guarulhos e Região percorreu bancos da região Central de Guarulhos para conversar com bancári@s e clientes sobre o encerramento de agências, já que a situação tem se agravado. Ao longo de 2022, foram fechadas 428 unidades.
Atualmente, o Brasil conta com 7.216 agências, este é o menor número desde 2007, quando o Banco Central passou a divulgar anualmente estes números. “Além da extinção destes postos bancários, muitos bancári@s acabam demitidos, perdendo sua renda e a possibilidade de sustentar suas famílias. Aqueles que permanecem, são sobrecarregados com as carteiras de clientes que são transferidas para as agências que permanecem abertas e o resultado da sobrecarga nós sabemos que é o adoecimento, pois 24% de todos os afastamentos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, são de trabalhador@s da categoria bancária”, explicou Wanderley Ramazzini, presidente do Sindicato e bancário do Itaú.
Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese) aponta que 42% dos munícipios brasileiros não contam com nenhuma agência e, em 7% dessas cidades não há nenhum tipo de atendimento bancário. “As agências estão fechando e diminuindo o número de trabalhadores para atender a população, não por acaso os lucros dos bancos têm sido absurdos e nem a pandemia foi capaz de afetar esses resultados. Os motivos para números tão expressivos? Demissões! A nossa luta é pela dignidade d@s trabalhador@s bancári@s, contra a precarização do emprego e por um atendimento de qualidade aos clientes dos bancos”, esclareceu o secretário de Comunicação e bancário do Banco do Brasil, João Cardoso.
Tuitaço nas redes sociais – A campanha teve grande movimentação também pelas redes sociais. No twitter, onde a hashtag #BancosParaTodos foi utilizada durante as manifestações, houve grande alcance de público, o que amplificou a voz do movimento pelo fim das demissões e contra o fechamento de agências, além de compartilhar com os clientes as condições de trabalho da categoria bancária.