DESTAQUEItaú

Bancários do Itaú vão às ruas denunciar condições de trabalho e demissões na instituição

Bancários e bancárias de todo o país se reuniram em um Dia Nacional de Lutas contra as condições de trabalho e demissões no Itaú e para contrapor as informações divulgadas pelo banco em sua campanha de marketing em comemoração pelos seus 100 anos. Sob o tema “Itaú 100 Bancos Diferentes”, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região aderiu às manifestações que evidenciaram a dura rotina vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras e esteve em agências da região Central de Guarulhos para conversar com a categoria e com os clientes.

Enquanto as campanhas publicitárias refletem uma realidade paralela, com a promessa de um futuro próspero e ambiente de trabalho saudável, bancários e bancárias encaram um mercado cruel, com pressão intensa e condições de trabalho precárias.

O sucesso financeiro do Itaú é uma realidade inegável, mas enquanto os acionistas desfilam felizes com os ganhos e lucros, os funcionários e funcionárias encaram um ambiente de trabalho exaustivo, com muitos casos de depressão e ansiedade, isso sem contar na sobrecarga de trabalho com o fechamento de agências e concentração de clientes em unidades específicas, a exemplo do recente encerramento dos trabalhos no Itaú do distrito de Terra Preta, em Mairiporã.

 

“Apesar de não surpreender, o investimento em publicidade é espantoso. O banco está celebrando seus 100 anos de história com grandes nomes, com um marcante reposicionamento da marca e um slogan convincente. Todo esse trabalho do marketing pode convencer quem não conhece a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras, mas nós que acompanhamos de perto e sabemos que a vida dos bancários estamos aqui para alertar e lutar contra esse cenário de metas abusivas, terceirizações e assédio moral”, explicou o secretário Geral e bancário do Itaú, Adjackson Morais.




Acompanhe a galeria de fotos da atividade realizada nesta terça, dia 29.




loading