DESTAQUENotícias

O maior Sindicato dos Bancários no Brasil completa 100 anos de história

Há dez decadas, no dia 16 de abril de 1923, 84 trabalhadores reuniram-se em assembleia e mudaram a história da luta sindical da categoria bancária. Uma história que começou na cidade de São Paulo, com a aprovação do estatuto da Associação dos Funcionários de Bancos e o pontapé inicial para que a representação bancária fosse o que é hoje.


Sim, foi ainda nos primeiros anos de sua história que o Sindicato dos Bancários de São Paulo conquistou a jornada de seis horas, a mesma que vigora até hoje e que os bancos tentam eliminar sempre que há oportunidade.


Além da luta por direitos da categoria, o Sindicato sempre esteve envolvido em lutas sociais, econômico e político, a exemplo dos desmandos da ditadura, na participação ativa na campanha pelas Diretas Já e nos comitês pela democracia.


“Parabéns ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, são 100 anos de uma história limpa e de muito trabalho, com participação ativa em vários momentos da história recente do nosso país. Resistiu a ditadura, apoiou as Diretas Já e iniciou a busca por melhores condições de trabalho para a nossa categoria, sendo base para todas as conquistas que juntos conquistamos ao longo dos anos e uma das maiores entidades do mundo quando o assunto é organização sindical”, destacou Wanderley Ramazzini, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região.


Junto com as demais entidades representativas, o Seeb SP garantiu Convenção Coletiva Nacional em 1992, PLR, vales refeição e alimentação, auxílio-creche, cláusula de igualdade de oportunidades, licença maternidade de seis meses, licença paternidade de 20 dias, medidas de combate ao assédio moral e sexual, valorização do piso salarial, 13ª cesta-alimentação, regulamentação do teletrabalho e tantas outras.

 

Na história recente, especialmente durante a pandemia, cobrou bancos sobre protocolos e implementação de novo meios de trabalho (rodízio e Teletrabalho)

 

“Começa hoje um novo capítulo na história do Seeb SP, que venham mais 100 anos de luta e desafios. Vida longa ao Sindicato dos Bancários de São Paulo”, concluiu Ramazzini.

loading