Campanha Nacional dos Bancários 2024DESTAQUE

Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região repudia violência da PM e do Santander contra trabalhador@s em manifestação pacífica

O Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região manifesta o seu mais veemente repúdio à atuação violenta e desproporcional da Polícia Militar, em conjunto com a gestão do Banco Santander, ocorrida no dia 22 de agosto, durante uma manifestação pacífica pelo Dia Nacional de Luta da Campanha Nacional da categoria no prédio do Radar Santander, em Santo Amaro, Zona Sul da Capital Paulista.

 

O ato, que tinha como objetivo lutar contra as terceirizações na instituição e por uma proposta de reajuste digna para a categoria foi brutalmente interrompido pela força policial, resultando em tumulto e trabalhador@s feridos, a exemplo do deputado Estadual Luiz Cláudio Marcolino, que sofreu uma descarga de uma arma de choque utilizada para dispersar os manifestantes de maneira violenta.

 

Essa conduta inaceitável não só desrespeita o direito constitucional à livre manifestação, como também fere gravemente os princípios democráticos de nossa sociedade.

 

Ressaltamos que o uso da força contra trabalhador@s em um contexto de manifestação pacífica é uma prática inadmissível e incompatível com os valores de respeito à dignidade humana e à justiça social. É alarmante que uma instituição financeira de grande porte como o Banco Santander se posicione de maneira tão autoritária e insensível frente às reivindicações legítimas de seus funcionári@s.


O Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região exige a imediata apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos nas agressões, bem como um posicionamento claro do Banco Santander sobre o ocorrido. Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a defesa dos direitos d@s trabalhador@s e com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Não aceitaremos intimidações nem repressões. Continuaremos firmes em nossa luta por justiça e dignidade!

loading