Campanha Nacional dos Bancários 2024DESTAQUE

Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos se une ao Grito dos Excluídos em defesa da vida e da justiça social

No ano em que completa 30 anos de existência, o evento Grito dos Excluídos levanta a bandeira da inclusão, dos direitos e da dignidade com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Todas as Formas de Vidas Importam, mas quem se Importa?”, em manifestações que acontecerão simultaneamente em todo o país no dia 7 de setembro. 

 

Em Guarulhos, o evento terá início com uma missa na Capela do Rosário, na Praça do Rosário, no Centro da cidade, às 9h da manhã. Logo em seguida, às 10h, uma roda de conversas será realizada, reunindo movimentos sociais e pastorais católicas para debater as desigualdades sociais históricas no Brasil. Esta roda de diálogos será um momento de troca entre diversos setores da sociedade, destacando as lutas daqueles que sempre foram excluídos e marginalizados.

 

O Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos apoia o Grito dos Excluídos e estará presente nas manifestações. O diretor Luís Carlos dos Santos participará das discussões abordando o tema “trabalho”, com foco no público 50+.

 

“A luta pelo trabalho digno não tem idade. Precisamos garantir que as pessoas com mais de 50 anos sejam vistas, ouvidas e valorizadas no mercado de trabalho. Não se trata apenas de emprego, mas de respeito à trajetória de vida de quem já tanto contribuiu para a sociedade.”

 

Às 11h, o público partirá em uma caminhada até a Igreja Matriz de Guarulhos, realizando intervenções sociais e religiosas ao longo do trajeto, reafirmando a importância de ocupar as ruas e lutar por uma sociedade mais justa.

 

O que é o Grito dos Excluídos?


Criado em 1994, o Grito dos Excluídos acontece anualmente no dia 7 de setembro, fazendo um contraponto à comemoração oficial da Independência do Brasil. Enquanto a narrativa oficial celebra a independência, o Grito convoca o povo, especialmente os pobres e excluídos, a descer das arquibancadas e ocupar praças e ruas, lutando por seus direitos e pela inclusão social.

 

Mais do que uma simples manifestação, o Grito dos Excluídos transformou o Dia da Pátria em um dia de consciência política, onde a população é chamada a refletir sobre os problemas do país e a lutar por uma nova ordem nacional e mundial, baseada na justiça, igualdade e respeito à vida.

 

Com o objetivo de dar voz aos “gritos ocultos e sufocados”, aqueles que vêm das periferias, dos campos e das zonas marginalizadas da sociedade, o Grito dos Excluídos é um marco de resistência e luta por uma sociedade mais justa para todas e todos.

 

loading