Sem categoria

Nova Assembleia online para deliberar ACT da Caixa acontece nesta quinta, dia 12

Apesar de ter sido aprovada pela base do Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região com 51,94% dos votos, a proposta apresentada pela Caixa Econômica Federal para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi rejeitada na maioria das assembleias realizadas entre os dia 4 e 5 de setembro, por este motivo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Comando Nacional dos Bancários, enviou um ofício à Caixa Econômica Federal, na sexta-feira (6), solicitando a reabertura das negociações e a manutenção dos direitos estabelecidos no ACT que perdeu a vigência no dia 31 de agosto (ultratividade).

Uma nova Assembleia Geral Extraordinária acontece nesta quinta, dia 12, entre 8h e 20h, de forma virtual através da plataforma Vota Bem, para deliberar a aprovação da proposta da instituição ou para autorizar encaminhamento de greve por tempo indeterminado através dos procedimentos legais e estatutários a partir do dia 16 de setembro.


Plenária virtual está marcada para quarta, dia 11

Além da convocação de uma nova assembleia para deliberar sobre a proposta da Caixa, o Comando Nacional d@s Bancári@s orientou a realização de uma plenária virtual para informes, esclarecimento de dúvidas e manifestações d@s trabalhador@s.

No dia 11 de setembro, das 19h às 20h, bancári@s da CEF, sindicalizados ou não, terão acesso à reunião através do link da videochamada: https://meet.google.com/qeq-mrmj-gxe ou disque: ‪(BR) +55 41 4560-9605‬ PIN: ‪833 922 018‬#. Outros números de telefone: https://tel.meet/qeq-mrmj-gxe?pin=8852256272613

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Guarulhos e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 58.480.815/0001-03, Registro sindical nº 24000.001776/90-53 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os trabalhadores bancários, associados e não associados, que prestam serviços na Caixa Econômica Federal, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará por meio de plenária a ser realizada no dia 11 de setembro de 2024 (quarta-feira) Assembleia ACT Caixa, Quarta-feira, 11 de setembro das19:00 até 20:00 horas, Fuso horário: América/Sao_Paulo, Como participar do Google Meet: Link da videochamada: https://meet.google.com/qeq-mrmj-gxe ou disque: ‪(BR) +55 41 4560-9605‬ PIN: ‪833 922 018‬# Outros números de telefone: https://tel.meet/qeq-mrmj-gxe?pin=8852256272613, seguida de votação de forma virtual das 08:00 horas até às 20:00 horas do dia 12 de setembro de 2024 (quinta-feira), na forma disposta no site: www.bancariosdeguarulhos.com.br, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: 1. Deliberação sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Caixa Econômica Federal. 2. Autorização para a diretoria do Sindicato encaminhar os procedimentos legais e estatutários necessários para a convocação de greve, por tempo indeterminado, pelos empregados, a partir da próxima segunda-feira dia 16/09/2024.‬‬

Guarulhos 10 de setembro de 2024.


Adjackson Ferreira de Oliveira Morais
Presidente

 

 

Conheça alguns pontos do Acordo Coletivo de Trabalho da Caixa Econômica Federal

 

Um dos destaques dessa proposta é o fim da função por minuto, um passo crucial para a valorização do trabalho bancário. Além disso, a ACT garantirá a incorporação da gratificação após 10 anos na função, proporcionando maior segurança e estabilidade para os empregados.

A redução da jornada, sem redução salarial, para pais e responsáveis por dependentes com deficiência (PcD) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) também foi uma grande conquista, refletindo o compromisso da Caixa com a inclusão e o bem-estar dos trabalhadores.

Outras vitórias importantes incluem a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a manutenção do plano de saúde pós-aposentadoria para empregados contratados após 2018, além do fim do teto de gastos da Caixa com a saúde dos empregados, assegurando mais recursos para o cuidado da saúde dos trabalhadores.

O novo ACT também contempla uma série de cláusulas sociais que reforçam a proteção e os direitos da categoria. Confira abaixo as principais conquistas das negociações:

  1. Adicional Embarcado: Aumento do valor diário de R$ 55 para R$ 100, com reajuste anual, e a Caixa se comprometeu a estudar a ampliação dos dias de folga.
  2. Vale Transporte: Opção de reembolso na inexistência de transporte público, com limite de distância de 200km por dia e ciência do gestor.
  3. Férias: Não obrigatoriedade do adiantamento de salário durante as férias.
  4. Parentalidade: Prorrogação da licença-paternidade por 60 dias e conversão da prorrogação da licença-maternidade de 60 para 120 dias, com redução de 50% da jornada.
  5. Licença Paternidade: Possibilidade de iniciar em até 120 dias após o nascimento ou alta da criança, sem obrigatoriedade de início imediato.
  6. Jornada dos responsáveis por dependentes PcD: Flexibilidade na jornada, priorização no trabalho remoto e redução de até 25% da jornada nos dias de acompanhamento dos dependentes PcD/TEA.
  7. Movimenta PcD: Prioridade para empregados PcD e responsáveis por dependentes PcD na movimentação interna.
  8. Substituição: Redução do mínimo de 8 para 5 dias de ausência em casos como licença médica, luto ou casamento, com a possibilidade de substituição no dia útil seguinte.
  9. Diversidade e Inclusão: Participação das entidades nos comitês, com representatividade nas comissões e a possibilidade de criação de novos eixos de discussão.
  10. Saúde do Trabalhador: Compromisso com a prevenção e promoção à saúde, com foco em saúde mental, e retomada do GT Saúde do Trabalhador.
  11. Saúde Financeira: Compromisso com ações de educação financeira e estudo de opções que auxiliem na redução do endividamento dos empregados.
  12. Funções Minuto: Retorno das designações efetivas para as funções de caixa e tesoureiro, com a efetivação de até 500 novos empregados nessas funções.
  13. Compensação de Horas: Registro de norma explicitando a vedação da composição do banco de horas negativas de outra forma e prorrogação do prazo de compensação para 6 meses.
  14. Licença Médica: Adiantamento do benefício por incapacidade temporária até o recebimento do benefício do INSS, com possibilidade de acerto por meio de horas de trabalho.
  15. Carreira Sustentável: Compromisso da Caixa com a promoção da diversidade, inclusão e sensibilização sobre a importância das soluções educacionais para lideranças e sucessores.
  16. Previdência/Funcef: Continuidade dos estudos sobre o equacionamento e discussão com as entidades sindicais.
  17. GT Saúde Caixa: Discussão sobre o fim do teto de custeio da saúde dos empregados e a possibilidade de manutenção do plano para empregados admitidos após 2018.
loading