Campanha Nacional dos Bancários 2024DESTAQUE

Dia Nacional de Luta “Menos Metas, Mais Saúde” acontece nesta quarta, 24, em todo o país

 

A mobilização para pressionar os banqueiros contra as práticas de modelo de gestão que afetam a saúde mental d@s trabalhador@s do setor ganham força em todo o país. O movimento Sindical bancário realiza nesta quarta, dia 24, um Dia Nacional de Luta sob o mote #MenosMetasMaisSaúde, atividade que acontece um dia antes da quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional d@s Bancári@s e a Fenaban pela Campanha Salarial para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT. 

 

O tema do encontro entre representantes da categoria será saúde e condições de trabalho, com foco na política de metas praticadas pelas empresas. A discussão é urgente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde da Contraf-CUT, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB) e divulgada este ano, 80% d@s trabalhador@s bancári@s tiveram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho em 2023. Metade deles estava em acompanhamento psiquiátrico.

Entre os entrevistados, o principal motivo citado para a busca de tratamento médico foi o desempenho do trabalho e, por isso, 91,5% dos entrevistados recorreram ao uso de medicações prescritas pelo psiquiatra. 

 

Entre 2013 e 2020, foram registrados 20.192 afastamentos de bancários pelo INSS, com alta de 26,2% entre 2015 e 2020, percentual 1,7 vez acima do crescimento total de afastamentos registrados no país (de 15,4% no período), considerando todas as categorias. Em relação ao total dos afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais, os afastamentos de bancários correspondiam a 12% do total, em 2012, e a 25%, em 2022.

 

“Neste Dia Nacional de Lutas, reiteramos a importância de adicionar cláusulas efetivas de combate ao adoecimento na nova Convenção Coletiva de Trabalho. É essencial que nossos direitos sejam respeitados e que medidas concretas sejam adotadas para proteger a saúde e o bem-estar d@s trabalhador@s”, pontuou Adjackson Morais, presidente do Sindicato.


Tuitaço – Nesta quinta, dia 25, a partir das 9h30 tem tuitaço no X, antigo Twitter, para envolver a categoria na Campanha Nacional d@s Bancári@s e pressionar os banqueiros a atender as reivindicações levadas à mesa de negociações pelo Comando Nacional. Participe com a gente, utilize a hashtag #MenosMetasMaisSaúde.

loading