Comando se reúne com Fenaban em pleno Dia d@ Bancári@ e exige proposta digna; diretoria atrasa abertura de agências no Centro de Guarulhos
Nesta quarta, 28, dia em que comemora-se o Dia d@ Bancári@, trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil se mobilizaram em protestos por propostas salariais justas e cláusulas que garantam avanços na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A data é marcada por intensas negociações entre o Comando Nacional e os bancos, que, até o momento, têm apresentado resistência em atender as reivindicações da categoria.
Em Guarulhos, a diretoria do Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região atrasou a abertura das agências Santander Select, Santander, Bradesco Prime, Bradesco e Itaú na região central, como forma de protesto. Durante a paralisação, diretores e diretoras conversaram com a categoria, atualizando-a sobre a postura indiferente da Fenaban, que segue oferecendo propostas insatisfatórias.
Na última reunião, a proposta da Fenaban registrou uma perda de mais de R$1,2 bilhão para @s trabalhador@s, sugerindo um reajuste que apenas repõe a inflação do período, a ser pago a partir de janeiro do próximo ano. Nesse cenário, o 13º salário, a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e outras verbas seriam pagas ainda em 2024 sem reposição salarial e sem qualquer aumento real, o que é inaceitável para a categoria.
Diante dessa situação, o coletivo aguarda uma proposta decente da Federação dos bancos e decidiu convocar assembleias para o dia 4 de setembro, precedidas por plenárias às 18h, para que a categoria possa avaliar as propostas ou definir os próximos passos das mobilizações.
A luta por uma proposta digna continua.
des